top of page
Semente de Alfarroba 

A Associação Semente de Alfarroba desenvolve, desde 2009, as suas actividades de âmbito educativo no concelho de Tavira.

A sua acção está marcada por uma visão holística do ser humano e pela sua relação integral com o seu próprio entorno.

Assim, o respeito pelo indivíduo; no seu tempo e no seu espaço, no seu desenvolvimento e integração do contexto; e a valorização da experimentação integradora e da acção criativa transformadora, são considerados como elementos basais de uma dinâmica sã entre o indivíduo, a comunidade e a paisagem.

É objectivo central da Associação Semente de Alfarroba, a criação de momentos, no espaço e no tempo, de agregação, disponibilização e experimentação de práticas, saberes e técnicas, presentes ou desejadas na comunidade. Assim como a integragração de tais conhecimentos, na concepção e agilização de recursos que enriqueçam o acto educativo e empoderem os seus actores.

Semente de Alfarroba - comunidade de aprendizagem

O termo “comunidade de aprendizagem” apresentou-se-nos como uma perspectiva interessante perante um novo olhar sobre o que é aprender.

 

Neste sentido, e resgatando a soberania da comunidade como intencionalmente educativa, num esforço cultural de se perpetuar e melhorar, consideramos necessário o afloramento deste espaço-tempo, num desafio à comunidade de tomar a si a educação gerindo-a e gerando-a.

 

Sendo a aprendizagem uma capacidade/ predisposição humana que tem lugar ao longo de toda a vida e que acontece em qualquer momento e em qualquer lugar, propomos a congregação de práticas e saberes presentes na comunidade, bem como a sua activação, criando uma plataforma de facilitação destes recursos.

 

Propomos, portanto um espaço de aprendizagem de todos para todos. Um espaço que permita a criação de respostas às necessidades da comunidade no âmbito educativo.

Um espaço de aprendizagem que permita a troca e a partilha de saberes de “miúdos” e “graúdos” e que faça convergir intenções, descobertas, entusiasmos, ideias...

 

Propomos a criação de redes e parcerias horizontais de reflexão, para fazer pulsar uma constante actualização, investigação e avaliação das nossas práticas e metodologias.

 

Neste sentido, lançamos o desafio à comunidade para participar, refletir, construir projectos e alimentar esta dinâmica de aprender em conjunto.

bottom of page